4 dicas pontuais sobre como pagar um apartamento novo

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Gamaro 4 dicas pontuais sobre como pagar um apartamento novo

A casa própria é um sonho de consumo de todo brasileiro. Infelizmente a economia do país não favorece todos, e apenas uma pequena parcela consegue concretizar esse objetivo. Mesmo com a chance em mãos, pagar um apartamento novo não é tão fácil e pede muito planejamento. E se é justamente sobre planejar que você precisa de ajuda, dá uma conferida nessas quatro dicas que facilitarão a quitação do seu imóvel pontualmente.

Você está no seu momento financeiro ideal?

Banco aprovou o financiamento, você tem a reserva da entrada, já escolheu o imóvel, com certeza pagar um apartamento novo não será difícil, correto? Nem sempre!

A primeira coisa que você precisa saber é se esse é o seu momento ideal para um investimento tão grande. Analise o seu emprego, quais as chances de permanecer nele durante a quitação das parcelas, se a sua área está concorrida demais e um novo emprego será complicado de arranjar caso você perca esse, além de outros detalhes.

Principalmente se for para um casal, analisem a condição financeira como um todo antes de se comprometerem com essas parcelas, que nem sempre são baixas. Em alguns casos, vale a pena esperar mais um pouco antes de assumir esse compromisso.

Observe o valor da parcela para pagar um apartamento novo pontualmente do início ao fim

É muito comum ver pessoas desistindo de pagar um apartamento novo na metade do financiamento. O motivo? Não observaram o valor da parcela do primeiro até o último mês.

É mais que importante ver as condições de aumento. A incorporadora deve sempre informar quanto, em percentual, a sua parcela vai aumentar até o final do pagamento do imóvel. Leve em conta 20% do seu salário. A parcela do novo imóvel deve comprometer no máximo esse valor até ser quitado.

Calcule também os outros gastos

A compra de um apartamento gera outros gastos além da parcela. Você provavelmente vai querer mudar algo, fazer uma instalação elétrica nova, colocar armários, entre outras pequenas reformas. Tudo isso pode pesar no seu orçamento mensal e dificultar a quitação do imóvel. Então olhe todas essas contas, veja quanto isso vai acrescentar a mais no seu planejamento, e só então decida qual apartamento comprar ou quando comprar.

Tenha uma reserva financeira

Voltamos a primeira pergunta do nosso post: você está em seu momento financeiro ideal? Isso inclui também ter uma reserva financeira para cobrir possíveis emergências que podem surgir na hora de pagar um apartamento novo. Uma boa dica é planejar com um ano de antecedência uma poupança ou aplicação que mantenha seu dinheiro seguro para quando for preciso utilizá-lo.

Isso ajuda muito nos meses que o orçamento pessoal vai apertar muito ou caso você perca o emprego ou sua principal renda.

Acima de tudo, pagar um apartamento novo é uma ação de planejamento. A partir de agora cada uma das suas contas deve ser pensada. Entre em contato com uma incorporadora responsável, com planos que caibam em seu bolso e que tenham a atenção suficiente para lhe explicar o que é comprar um imóvel.

Você já tem uma previsão para fazer esse investimento? Deixe seu comentário e confira mais dicas no nosso blog!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×