4 vantagens de se morar perto do trabalho

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Gamaro-4-vantagens-de-se-morar-perto-do-trabalho

Segundo especialistas, o trânsito que o funcionário encara para chegar até o trabalho é um dos maiores desperdiçadores de recursos do país. Somente na Grande São Paulo, por exemplo, o trabalhador perde cerca de R$ 800,00 por ano no trânsito. É também o trânsito o fator de motivação para a troca de emprego de 37% entre os entrevistados, indicando o impacto do trânsito na vida do trabalhador.

Além das soluções de mobilidade urbana, uma forma efetiva de reduzir os impactos dessa questão é fazendo com que moradia e trabalho estejam próximos. Sendo uma tendência cada vez maior, veja 4 vantagens de se morar perto do trabalho e entenda por que cada vez mais pessoas adotam essa solução.

Morar perto do trabalho significa menos tempo no trânsito

Especialmente em grandes cidades, um fator é determinante para o cotidiano: o trânsito. Seja em veículo próprio ou em transporte público, a grande quantidade de veículos frequentemente faz com que os funcionários percam mais tempo do que deveriam no caminho até a casa ou até o trabalho.

Ao morar perto do trabalho, isso não acontece. Por mais que você ainda precise usar algum tipo de transporte, você não vai precisar ficar duas ou três horas esperando o momento de finalmente poder chegar em casa depois de um dia cansativo.

A motivação para ir para o trabalho aumenta

Demorar menos para chegar em casa ou ao trabalho faz com que o profissional fique menos cansado, fisicamente e mentalmente. Isso significa que em vez de precisar já começar o dia encarando trânsito, atrasos e dificuldades, ele chega mais revigorado para o trabalho.

Por outro lado, quando é preciso encarar uma série de problemas antes mesmo de estar desempenhando a função existe uma perda de motivação – afinal, ir para o trabalho é o que causa todos esses problemas.

Com a moradia sendo perto do trabalho, portanto, há mais motivação para ir para o emprego e, com isso, há aumento da produtividade e níveis de satisfação em geral.

Os gastos são menores

Outra vantagem muito importante de ter essa moradia bem perto do local de trabalho é que os gastos em geral diminuem. Quem usa transporte público gasta menos passagens e quem usa o transporte próprio gasta com menos combustível. Em alguns casos, é possível ir andando até o trabalho, o que faz com que esse tipo de gasto passe a ser nulo.

Mesmo em empregos que ofereçam subsídios para o transporte, os gastos com deslocamento tendem a ser elevados. Com essa mudança para perto do trabalho, por outro lado, o orçamento fica mais desafogado e pode ser utilizado para outras questões consideradas mais importantes.

Há elevação na qualidade de vida

Ao morar perto do trabalho não é preciso acordar tão cedo porque o trajeto até o local de trabalho é menor. Isso significa mais horas de sono durante a noite e, portanto, mais disposição logo cedo.

O trânsito pode ser um elemento que dispara os níveis de estresse no organismo. A poluição visual e sonora, as brigas de trânsito e a frustração por não conseguir chegar ao destino desejado são fatores que podem aumentar os níveis de estresse. Ao morar em um local perto do trabalho, a exposição a essas condições é menor, o que também diminui os níveis de estresse.

Morar perto do trabalho é uma atitude que pode mudar a sua vida. Além de diminuir o tempo no trânsito, isso também tem positivos impactos financeiros, de saúde e bem-estar, levando a mais qualidade de vida e a uma atuação profissional ainda melhor.

O que você acha desse tipo de escolha de moradia? Não deixe de comentar!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×