Estilo de vida moderno: como se adaptar à rapidez do mundo atual

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×

Gamaro Estilo de vida moderno como se adaptar a rapidez do mundo atual

A mudança é constante no mundo moderno. O que hoje é novidade, amanhã já está ultrapassado. Isso acontece devido ao desenvolvimento tecnológico, ao fluxo intenso de informações, ao processo de globalização, ao conhecimento mais profundo que permite ao homem direcionar suas descobertas para a criação de novas máquinas e ferramentas que facilitam a vida em sociedade.

Dessa maneira, o estilo de vida moderno é caracterizado por transformações constantes, mais rapidez, resultados mais imediatos, informação em quantidade elevada, mais esclarecimentos, criatividade estimulada, praticidade – e assim por diante.

Isso é bom, mas também tem suas desvantagens. Uma delas é a dificuldade em acompanhar todas essas mudanças e se ajustar ao novo estilo. Veja como fazer isso!

Adaptando-se aos poucos

Quanto maior o progresso tecnológico e maior a cidade (como São Paulo), mais se exige rapidez das pessoas. Rapidez no trânsito, no trabalho, nas relações, no estudo. É difícil acompanhar toda essa velocidade sem se desgastar e estressar.

O estilo de vida moderno, apesar da rapidez, requer adaptação gradual. A recomendação é que as pessoas façam terapias individuais e em grupo para compartilharem seus problemas e dificuldades.

A verdade é que é necessário preparar-se psicologicamente para viver em uma sociedade agitada e dominada pela velocidade. Lembre-se que a adaptação não é apenas emocional, mas física também, já que nosso organismo sofre muito com as condições do mundo moderno.

Síndrome de Adaptação Geral

O especialista em estresse Hans Selye comprovou que o organismo reage tanto aos estressores de origem física (frio, calor, ruídos, esforços), como aos de natureza psicossocial. A Síndrome de Adaptação Geral é formada por três fases:

  1.     Reação de alarme;
  2.     Fase de resistência (devido à contínua exposição aos fatores que causam estresse, uma série de problemas advém ao organismo: hipertrofias, atrofia do timo, leucocitoses, úlceras);
  3.     Fase de exaustão (caso a exposição seja rigorosa demais, pode haver sérios problemas na adaptação, levando a alterações na fase de alarme, ao esgotamento intenso e até ao óbito).

Mas, cada indivíduo pode reagir de forma diferente às exigências do estilo de vida moderno, conforme suas vulnerabilidades pessoais. Nas terapias individuais, é possível tomar medidas personalizadas para adaptação.

Reduzindo os obstáculos no estilo de vida moderno

Por exemplo, dispor de um veículo próprio pode ser uma boa solução para driblar as limitações e problemas do transporte público. Outra estratégia eficiente é morar perto do trabalho, o que favorece o deslocamento do funcionário e a economia financeira (já que serão poupados custos com combustível/passagens).

Escolher um bairro com qualidade de vida elevada também ajuda bastante. Muitas vezes, os moradores desses lugares desenvolvem hábitos que nem sempre são tão estressantes como os hábitos padrões, aqueles do estilo de vida moderno.

São muitas as tentativas de criar ambientes mais seguros e protegidos das influências nocivas do mundo atual (rapidez excessiva, violência, poluição e exposição a doenças psicossomáticas). Nessa linha, existem os condomínios mais privados, com contato mais íntimo com a natureza e muitas opções de lazer e comércio, dispensando as frequentes saídas dos moradores.

Outra opção é morar em apartamentos mais próximos do comércio, o que facilita o deslocamento e reduz a necessidade de pressa.

Outra forma de adaptar-se é fazer uso da tecnologia em vários setores da vida, principalmente no trabalho, já que os recursos digitais e equipamentos avançados agilizam as atividades, oferecem melhores resultados e aumentam a produtividade, tornando as coisas mais fáceis para seus usuários. Trata-se de “tecnologia preventiva”, que torna a adaptação ao estilo de vida moderno menos prejudicial para o indivíduo.

Como você se sente em relação à aceleração do mundo atual? Acha-o transitório e estressante demais? Deixe seu comentário! Fale como faz para ajustar-se ao estilo de vida moderno e confira mais dicas de qualidade de vida no nosso blog!

 

Comentários no Facebook

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 0 Flares ×